Junção dos blogs dedicados ao Projeto Integrado do segundo semestre de Comunicação Social da USCS.

Olá pessoal, que tal uma crônica leve para se divertir um pouco? Aproveitem a leitura e até a próxima viagem! A Internet e a minha avó ...

Crônica: A internet e a minha avó

Olá pessoal, que tal uma crônica leve para se divertir um pouco?
Aproveitem a leitura e até a próxima viagem!





A Internet e a minha avó
Dona Luiza e seu rato preferido

           Minha avó é praticamente o clichê de vó, ela cozinha super bem, adora tricotar e AMA assistir novela. Ela ama tanto que não perde um dia da que ela considera favorita e ainda faz meu avô comprar as revistas de fofoca só para ela saber os spoilers e contar para as amigas.
            No meio desse ano, infelizmente, pelo menos para o hábito dela de noveleira, nós fomos viajar para o exterior e ela teve que perder grande parte das novelas e mesmo quando estávamos no Grand Canyon eu ouvi ela suspirar e dizer: “ Será que a Mariazinha finalmente descobriu quem é o pai dela?”. Mas, o pior foi, quando voltamos e ela tentou acompanhar.
            Então, eu, como boa neta, mostrei para Dona Luiza que ela poderia assistir suas novelas online sem comercial. Ela não sabia que tudo isso existia e ficou abismada e começou a assistir do capítulo que passou no dia da nossa viagem. No dia seguinte, perguntei para minha vó se ela tinha gostado de assistir a novela pela internet e ela me disse que tinha desistido, já que achava muito complicado e que dava muito trabalho. Isso ME deixou abismada já que eu tinha explicado tudinho para ela no dia anterior e ela tinha entendido! 
            Agora, porque será que os idosos têm tanto medo da tecnologia? Eles têm o mesmo direito a ela do que o resto de nós, mais novinhos, e mesmo com o crescimento de idosos aproveitando das redes sociais, eles ainda possuem uma aversão. A Dona Luiza, por exemplo, acha que nós não temos paciência para explicar as coisas para ela, mesmo que já tenhamos feito isso várias vezes, e acha as teclinhas pequenas demais e, as vezes, não consegue enxergar.
            A amiga dela resolveu seu problema de uma maneira muito fácil: começou um curso de ‘internet’ grátis para a terceira idade e ela e a minha vó fizeram um bom acordo, ela não precisa pagar a aula de tricô que minha vó dá e, no lugar, dá aulas de ‘internet’ para ela. Mesmo assim, Dona Luiza desistiu depois um tempinho.... Ela é teimosa demais.
            E ela, e outros idosos, nem imaginam o mundo que está aos pés deles nas redes, somente a um clique de distância,  só esperando por eles. Um mundo que facilitaria bem para ela achar suas receitas e esquemas de tricô e até encontrar os primos distantes.

            Mas, no final do dia, tudo que importa para Dona Luiza é a novela que ela perdeu e não toda a filosofia envolvendo a cibercultura.

0 comentários: