Junção dos blogs dedicados ao Projeto Integrado do segundo semestre de Comunicação Social da USCS.

 Olá pessoal! No post de hoje, listaremos 5 museus que podem ser visitados pela internet, gratuitamente, e com diversos temas. A maioria te...

5 museus que podem ser visitados sem sair de casa!

 Olá pessoal! No post de hoje, listaremos 5 museus que podem ser visitados pela internet, gratuitamente, e com diversos temas. A maioria tem sites somente em inglês, mas como a referência é visual, são muito fáceis de navegar e você sempre pode usar o seu tradutor.
            Estas dicas podem ajudar em uma navegação mais cultural na internet, onde você pode perambular de site em site, sem compromisso, desfrutando de várias exibições ao redor do mundo, como um flâneur da atualidade. Flâneur, por sinal, é uma palavra de origem francesa que significa "vagabundear" mas não no sentido de atualmente que acreditamos que vagabundos são aqueles preguiçosos e sem trabalho, mas sim alguém que percorria por uma cidade sem objetivos aparentes, mas atento ás pessoas e á historia dos espaços urbanos. Atualmente, o termo é muito associado com turismo e com a internet e para saber mais sobre ele, é só dar uma lida neste documento.
 Vamos lá aos museus:



            Localizado em Washington, D.C., nos Estados Unidos. O Museu Nacional de História Natural foi fundado em 1910 e é administrado pelo Instituto Smithsonian, sendo um dos museus mais visitados do mundo. Tem um tour das exibições permanentes, alem de algumas exibições que já terminaram. A excursão é completa, passando de sala em sala com 360 graus.
            Algumas das exibições disponíveis atualmente: Salão dos Mamíferos, Origens Humanas e Vozes Africanas.


            Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre fica no centro de Paris, França e está lá desde 1793. Mesmo que nem todo o museu esteja disponível para visitação online, a maioria das exibições mais famosas podem ser vistas em 360 graus e ainda possuem pop-ups com informações adicionais sobre elas, infelizmente elas só estão disponíveis em inglês e francês.
            Algumas das exibições disponíveis atualmente: Antiguidades Egípcias e Galerie d'Apollon.
            



            O museu foi fundado em 1753 em Londres, na Inglaterra. Possui mais de 8 milhões de objetos e você pode ver vários deles através do Google Street View- mesma tecnologia usada nos mapas do Google Earth- como se você estivesse dentro do museu.
            Algumas das exibições disponíveis atualmente: Celebrando Ganesha e Poesia e Exílio.




            Este Museu Nacional da História das Mulheres- tradução livre- fica em Virginia, nos Estados Unidos. Foi fundado em 1996, tendo como missão, de acordo com o site, "Educar, inspirar, empoderar e moldar o futuro integrando a história distintiva da mulher na cultura e história dos Estados Unidos", pretende também criar um museu de reconhecimento mundial, em Washington , que seja inclusivo e acessível para todos. Possui exibições multimídia de diversos temas, sempre focado nas mulheres.
            Algumas das exibições disponíveis atualmente: As Mulheres da NASA,  Mulheres nas Olimpíadas e Defendendo a Mudança.
           


            Se um museu de cada vez é muito pouco para você, o Google tem a solução. Ele se reuniu com mais de 250 instituições, sendo mais de 60 museus, para colocar exibições on-line de diversos lugares ao redor do mundo. Documentando peças de arte inestimáveis e as colocando a disposição de todos.
            Algumas das instituições disponíveis atualmente:  Pinacoteca de São Paulo, Museu Nacional de Tókio e Museu de História Natural de Viena.
         

     Essa pequena lista demonstra como a internet facilitou o acesso a cultura para todos. Com apenas alguns cliques, você pode ir para o outro lugar mundo e conhecer um museu centenário, sem muito esforço ou custo, que há cinquenta anos atrás não receberia em um ano as visitações que pode receber hoje em um dia e por causa dela, todos podemos "flanar" como se fossemos pensadores franceses, no conforto da nossa casa! É isso por hoje, até a próxima viagem.

0 comentários: